quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

NENTATSU-HO ou SEIKAKU-KAIZEN-HO


NENTATSU-HO ou SEIKAKU-KAIZEN-HO

“Nen” significa pensamento e “Tatsu” alcançar, pelo que se traduz em “Técnica que alcança o pensamento”. Na outra acepcão, “Seikaku” significa carácter, e “kaizen” melhorar, e traduz-se em “Técnica de melhora do carácter”.




A enfermidade não nasce do exterior, em geral, nasce na mente, com os pensamentos negativos que criam emoções conflictivas, ressentimentos, tristeza e muitas outras coisas que podem envenenar toda a vida de uma pessoa. Não se produz nada que antes já não havia sido um pensamento. Passamos a vida pensando que nos sentimos afectados pelos acontecimentos externos, quando afinal estamos a ser afectados pelas nossas próprias atitudes.

Os seres humanos podem alterar as suas vidas mediante o câmbio das suas atitudes mentais. O mundo é aquele que nós pensamos que é. Há que críar um mundo bom na nossa mente. A vida é o que nós acreditamos ser. Criamos o nosso destino de acordo com o nosso interior. Aquilo que se encontra de fora não é mais do que um reflexo do que temos dentro. Todos os nossos actos devem estar protegidos por pensamentos positivos e optimistas. De nada serve querer ser feliz, saudável e desejar realizar boas acções sem mantermos no nosso interior pensamentos negativos e derrotistas.

A técnica Seikaku-Kaizen ou Nentatsu é um método seguro, eficáz e consciente que nos pode ajudar a desenvolver uma actitude positiva perante a mais difícil das situações. De nada nos serve querer mudar o mundo sem nos mudarmos a nós mesmos. Modificando os nossos pensamentos, os nossos actos e a vida serão melhores, e serviremos de referência para que se mudem outras pessoas. A melhor maneira de melhorar o padrão de vida é melhorar o padrão de pensamento.

Esta técnica melhora a personalidade, os pensamentos, os hábitos ou costumes, respeitando sempre o livre arbítrio da pessoa. Deve aplicar-se tantas vezes até que se consiga o objectivo proposto. Significa abrir un espaço para o novo e abandonar os antigos hábitos, o que nos ajuda no nosso crescimento pessoal.


Esta técnica pode utilizar-se, tanto em nós mesmos, como noutra pessoa, e neste caso assegurar-se de que a mensagem corresponde com o que deseja o receptor. É melhor e mais eficiente transmitir mensagens curtas em diversas aplicações, do que enviar uma mensagem grande.



in "Manual de Reiki Clássico" de Carlos Carvalho
(Traduzido por Ana Magda Dias)

Nenhum comentário: