segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Carma do Agora

Exercício:


Pega num pedaço de papel e dobra-o ao meio.
No lado esquerdo do papel, usando alguma coisa que saia facilmente (como giz, carvão ou lápis grosso) rabisca uma linha horizontal ondulada, a partir do lado esquerdo da página até à dobra central.
As ondulações não precisam ser iguais.
Quando tiveres feito isso, dobra a página ao meio, esfregando o pedaço de papel para que cada linha ondulada, feita no lado esquerdo, saia no lado direito da página.
Agora, abre a página e observa a linha ondulada movendo-se através de todo o papel.
Repara como um lado é a imagem exacta do outro.


Explicação:

A dobra no centro da folha de papel é exactamente onde o Homem está a qualquer ponto no "tempo". Ela é, na verdade, a realidade da sua experiência do "Agora".
O lado esquerdo da página representa o seu passado; o lado direito, o seu futuro... Consegues agora então ver, porque sempre foi tão fácil para cartomantes e adivinhos preverem o futuro? O que eles sempre fizeram, na verdade, foi olhar para o reflexo ou a imagem reflectida do passado de um indivíduo.
Quanto mais uma pessoa se agarra às suas lembranças, sejam boas ou más, mais previsível é o seu futuro, porque não está verdadeiramente nas suas mãos mas, sim, no reflexo das suas lembranças do lado oposto da sua folha de papel.
Os altos e baixos da linha ondulada do lado esquerdo da página podem ser medidos em centímetros que podem ser igualados a semanas, meses ou anos. Podem-se prever acontecimentos semelhantes, até com respeito à data, medindo-se o mesmo número de centímetros e igualando-as a dias, meses ou anos no lado direito da página.
Existe uma grande distância na linha ondulada no lado esquerdo da folha de papel simbolizando o passado. Existe também uma grande distância no seu reflexo futuro na linha ondulada do lado direito do pedaço de papel.
Mas o ponto no centro da linha formada pela dobra não tem direcção no tempo. Ele não se prolonga para o futuro nem vem do passado. E o facto mais surpreendente é que, quando o pedaço de papel é dobrado, o passado e o futuro reflectem-se, mas o ponto no centro não se recria nem no passado nem no futuro.
Esse é o ponto no tempo que representa ocampo focalizado da experiência do "Agora".
Ao projectarmos as nossas energias em direcção ao futuro ou ao passado, perdemos a nossa percepção de estarmos no presente. O "Agora" presente é o momento em que tu lês esta frase, e quanto mais reflectires sobre como poderias corrigir no futuro erros passados, menos estarás em contacto com o presente desta frase.
Se o Homem está constantemente vibrando com os ecos do seu passado e ao mesmo tempo projectando-se para a promessa do futuro, ele continua movendo aquele ponto no pedaço de papel, da esquerda para a direita.
Todas as vezes que ele move aquele ponto para a esquerda, ele afasta-se do seu passado. Então, de acordo com a lei da reacção igual e oposta, ele moverá aquele ponto para o futuro, que então recriará o seu passado.

No momento em que o Homem pensa sobre o seu passado de sucessos e fracassos, ele automaticamente projecta os mesmos pensamentos no seu futuro.

É assim que o Homem vive numa condição cármica.

Ana Magda Dias
amagdadias@gmail.com

Nenhum comentário: